CNCS realiza I Sessão do Conselho Directivo

O Conselho Nacional de Combate ao HIV e SIDA-CNCS realizou hoje (30 de Setembro)  em Maputo, a I Sessão do Conselho Directivo do organismo para 2016 a qual foi dirigida por S. Excia o Primeiro-Ministro e Presidente do CNCS, Dr. Carlos Agostinho do Rosário.

IMG_1985

A I Sessão do Conselho Directivo do CNCS tinha como agenda, a apresentação da Declaração Política de HIV e SIDA de 2016, matriz e metas a adoptar por Moçambique bem como a apresentação do Ponto de Situação da Divulgação e Operacionalização do Plano Estratégico de Resposta ao HIV e SIDA (PEN IV 2015-2019).

IMG_1989

SE-Adjunta do CNCS, Dra Idalina Libombo procedendo a apresentacao do estagio da operacionalizacao do PEN IV

A I Sessão do Conselho Directivo do CNCS apreciou positivamente a participação de Moçambique no encontro de Alto Nível da Assembleia das Nações Unidas sobre HIV e SIDA realizado em Junho de 2016 que tinha como objectivos avaliar os progressos feitos no combate ao HIV e SIDA desde a adopção da Declaração Política de 2011 bem como definir o plano dos próximos anos que visam acabar com epidemia do HIV e SIDA como problema de saúde pública até 2030.

IMG_1984

S. Excia Primeiro-Ministro e Presidente do CNCS falando aos presentes

O Conselho Directivo recomendou a necessidade de se proceder com a divulgação da versão moçambicanizada da Declaração a todos níveis bem como a partilha e  apresentação do documento em sede do Conselho do Ministros. Por outro lado, o encontro chamou atenção para a necessidade de reforço do papel do CNCS como órgao coordenador da resposta, maximizando o papel de coordenação dentro do governo e com a sociedade civil.

O Conselho Directivo do CNCS é composto pelos ministros da Saúde, Educação e Desenvolvimento Humano, Mulher, Género, Criança e Acção Social, Juventude e Desportos, Negócios Estrangeiros e Cooperação, Economia e Finanças, Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos, Cultura e Turismo, Administração Estatal e Função Pública, Agricultura e Segurança Alimentar, organizações da sociedade civil, nomeadamente, OMM, MONASO, AMODEFA,KINDLIMUKA, ADPP e ECOSIDA e três individualidades, nomedamente, Padre Filipe Couto, Sr. Eduardo Constantino do Sindicato Nacional de Jornalistas e a Deputada da Assembleia da República, Sra. Maria Enoque.

IMG_1992

Dra Idalina Libombo falando a comunicacao social no fim do encontro