Secretário Executivo do CNCS efectua visita de cortesia à PLASOC

O Secretário Executivo do CNCS, Dr Francisco Mbofana efectuou no dia 08 de Junho de 2017, uma visita de cortesia a Plataforma da Sociedade Civil para a Saúde em Moçambique com o objectivo de se inteirar do seu funcionamento bem como o seu nível de engajamento na implementação das acções de resposta ao HIV e SIDA emanadas no IV Plano Estratégico Nacional de Combate ao HIV 2016-2020.

Durante a visita o Dr. Mbofana manteve contactos com os membros do Conselho Directivo da PLASOC acompanhados pela Secretária Executiva da mesma Plataforma que serviram para se inteirar da estrutura de funcionamento, principais desafios bem como planos futuros que esta entidade pretende realizar para responder aos desafios impostos pela actual dinâmica da área da saúde. O encontro serviu para passar em revista os aspectos referentes a redução de financiamento para o sector da saúde e o financiamento das actividades desenvolvidas pela sociedade civil, coordenação interinstitucional da resposta ao HIV e SIDA, capacitação técnica dos actores da resposta ao HIV e SIDA, entre outros.

Ainda no quadro desta visita, o SE do CNCS enalteceu o papel da Sociedade Civil como um dos principais aliados na resposta do HIV e SIDA tendo destacado ainda a necessidade de se potenciar cada vez mais a triangulação entre o CNCS, Ministério de Saúde e Sociedade Civil no desenho e implementação de politicas que possam contribuir para criação da demanda e melhoria da qualidade de serviços.

IMG-20170608-WA0004

Foto de família tirada no acto da visita.