Lançada Exposição Itinerante de disseminação de mensagens-chave sobre HIV e SIDA

O CNCS em coordenação com os seus parceiros procedeu hoje, dia 12 de Julho, na Escola Secundária Josina Machel, Cidade de Maputo,  ao lançamento da Exposição Itinerante de disseminação de mensagens-chave sobre HIV e SIDA cujo objectivo é aumentar o conhecimento dos adolescentes e jovens sobre o HIV e SIDA e as formas mais eficazes de o combater através da disseminação de materiais de Informação, Educação e Comunicação com recurso a diferentes plataformas.

DSC_0673 DSC_0680

O acto de lançamento foi presidido pelo Excelentíssimo Secretário Executivo do CNCS, Dr Francisco Mbofana e contou com a presença de diversos convidados, estudantes, parceiros nacionais e internacionais da resposta ao HIV e SIDA, entre outros.

DSC_0658 DSC_0683

Na sua intervenção, o SE do CNCS explicou a importância de realizar a exposição dentro da Escola tendo afirmado que os adolescentes e jovens são o futuro do amanhã pelo que precisam de ser potenciados com informação sobre estilos de vida mais saudáveis olhando para sua preponderância na resposta ao HIV e SIDA. Destacou ainda que se pretende com a exposição, beneficiar o maior número de escolas e comunidades através da provisão de mensagens mais importantes sobre o combate ao HIV e SIDA.

DSC_0701 DSC_0703

A exposição itinerante contempla mensagens-chave sobre os modos de transmissão, formas de prevenção e cuidados e tratamento em relação ao HIV e SIDA. Por outro lado, foi desenvolvido um Quizz interactivo específico de perguntas e respostas associada a plataforma SMS BIZ para testagem do conhecimento em relação ao HIV e SIDA por parte dos estudantes e outros participantes da exposição.

DSC_0659 DSC_0725

Esta actividade é lançada num contexto em que os dados mais recentes revelam que jovens e adultos moçambicanos de 15-49 anos, estão menos informados sobre HIV que no passado e menos propensos de tomar medidas para reduzir riscos sexuais de transmissão do HIV.

Depois da Escola Secundária Josina Machel, a Exposição estará patente em Xai-Xai durante a fase final dos Jogos Desportivos Escolares a decorrer de 14 a 23 de Julho corrente.

DSC_0669 DSC_0695 DSC_0713