Encontro Nacional de Auscultação sobre a Coalizão Global de Prevenção do HIV

O Conselho Nacional de Combate ao HIV e SIDA   com o apoio da Agência das Nações Unidas para o SIDA, ONUSIDA e do Fundo das Nações Unidas para a População, FNUAP, realiza, nos dias 18 e 19 de Setembro corrente, no Hotel Gloria, Cidade de Maputo, o Encontro Nacional de Auscultação sobre a Coalizão Global de Prevenção do HIV.

O Encontro Nacional de Auscultação sobre a Coalizão Global de Prevenção do HIV tem como principal objectivo, a definição de acções chave e dos compromissos necessários para o alcance das metas globais de prevenção do HIV até 2020 que almejam a redução de novas infecções em 75%.

O Plano Estratégico Nacional, PEN IV, os planos globais de aceleração e o relatório de avaliação rápida sobre a prevenção em Moçambique são os principais documentos de trabalho do encontro.

Há fortes evidências de que o tratamento contribuiu significativamente para a redução de novas infecções pelo HIV, contudo a sua rápida generalização não é acompanhada por uma generalização, igualmente forte, de programas de prevenção.

As conclusões do Encontro Nacional de Auscultação sobre a Coalizão Global de Prevenção do HIV vão integrar a posição de Moçambique para a reunião internacional de Outubro próximo, em Nairobi, Quénia, que irá definir o roteiro global sobre a prevenção.

Na reunião de Maputo participarão representantes do sector Públio, Privado , Sociedade de civil, de todas as províncias de Moçambique e parceiros de cooperação.