Lançada mobilização comunitária para mudança social e de comportamento face ao HIV e SIDA

lancada

Está em curso um movimento nacional de mobilização comunitária para mudança  social e de comportamento perante a assinalável prevalência do HIV e Sida em Moçambique. A iniciativa, coordenada pelo Conselho Nacional de Combate ao HIV e SIDA (CNCS), foi lançada a 10 de Fevereiro do ano em curso, no distrito da Manhiça, no quadro de uma orientação vinda de Sua Excelência o Presidente da República, Felipe Jacinto Nyusi, durante a celebração dia 01 de Dezembro de 2017.

O evento realizado na Manhiça foi orientado pelo Presidente do Município, Luis Jossias Munguambe, e contou com a participação de cerca de 1500 pessoas, entre membros e convidados do Governo Distrital e Municipal, representantes dos praticantes de medicina tradicional, líderes religiosos, líderes juvenis, Organizações Comunitárias de Base e Professores. Participaram ainda diversos grupos culturais locais e músicos com grande influência social, nomeadamente Anita Macuacua, Marlene, Ubaka, Júlia Duarte, Roberto Chitsondzo, Lorena Nhate e SG.

Na ocasião, as intervenções dos músicos e líderes locais eram intercaladas por mensagens sobre os modos de transmissão do HIV, aconselhamento e testagem, comportamentos de risco, cuidados e tratamento e direitos sexuais e reprodutivos. Por sua vez, os participantes motivados pela expectativa de interagir com os seus ídolos, ouviam atentamente as mensagens e respondiam as questões relacionadas com esta epidemia.
ingg

Ainda na arena deste evento, diversas acções foram levadas a cabo sendo de destacar, o aconselhamento e testagem do HIV, doação de Sangue e medição da glicémia.