Lançada comemoração das festividades do Dia Mundial de Luta Contra a SIDA

conferencia

Foi lançada no dia 22 de Novembro, no Secretariado Executivo do CNCS, as comemorações alusivas ao 1° de Dezembro, Dia Mundial de Luta Contra a SIDA. Para tal, foi realizada uma conferência de imprensa dirigida pelo Secretário Executivo do CNCS, Francisco Mbofana, que contou igualmente com a presença de parceiros de cooperação, Jornalistas, técnicos do CNCS, Sociedade de Civil e outros parceiros.

Na ocasião, Francisco Mbofana explicou que as cerimónias centrais terão lugar na cidade de Quelimane, província da Zambézia e serão dirigidas pela sua excelência Vice-presidente e Ministra da Saúde, Nazira Abdula.

Mbofana avançou ainda, que a escolha da cidade de Quelimane, para acolher o evento, prende-se pelo facto de ter o maior número de pessoas infectadas pela epidemia e estar a implementar um plano de aceleração da Resposta – Plano de acção da Zambézia.

As celebrações do 1° de dezembro terão lugar em todas as províncias e distritos do país. Só para citar alguns exemplos, na autarquia da Matola, província de Maputo, haverá dois momentos para celebrar a data: primeiro visita ao centro de saúde de Ndlavela no dia 29 de Novembro e, depois no dia 1 de Dezembro, no Lar Nova Esperança, uma instituição  que acolhe crianças vulveráveis.

Para este ano, o Dia Mundial de Combate a Sida Celebra-se sob lema “priorizando a prevenção para acelerar o controlo da epidemia do HIV e SIDA”.

Refira-se que esta data foi instituída em 1988 e é assumida como uma oportunidade de advocacia com o objectivo de reforçar a solidariedade, tolerância, compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV e SIDA e as acções de combate ao estigma e discriminação.