No âmbito do 1º de Dezembro: Isaura Nyusi visita centro de saúde de Ndlavela

Primeira damaAlusivo a semana comemorativa do Dia Mundial de Luta Contra a SIDA, a esposa do Presidente da República de Moçambique, Sua Excelência Isaura Nyusi visitou esta quinta-feira, 29 de Novembro, o centro de saúde de Ndlavela, localizado no município da Matola, província de Maputo.

À sua chegada ao centro de saúde de Ndlavela, a esposa do Presidente da República foi recebida pelo Presidente do Conselho Municipal da Matola, Calisto Cossa, esposa do Governador da Província de Maputo, Regina Diomba, Secretária Executiva Adjunta do CNCS, Idalina Libombo, representantes do governo, entre outros convidados.

Acompanhada pela direcção do hospital e quadros do governo provincial, Sua Excelência Isaura Nyusi escalou o centro de atendimento integrado contra violência baseada no género, área de consultas as crianças, serviços de aconselhamento e testagem e por último, a maternidade, onde ofereceu enxoval a um bebé recém nascido.

Primeira dama 1

Discursando na ocasião, Sua Excelência Isaura Nyusi defendeu ser importante assegurar que mais mulheres em idade reprodutiva, principalmente jovens, tenham acesso aos serviços de prevenção do HIV  e SIDA.

Sua Excelência Isaura Nyusi disse ser notório o empenho que esta unidade sanitátria demonstra ao ter atendido mulheres grávidas seropositivas, permitindo a redução do risco de transmissão vertical de mãe para filho.

De salientar que a visita de sua excelência primeira-dama ao centro de saúde de  Ndlavela enquadra-se no âmbito da campanha Livre para Brilhar (Free to Shine ) que está a ser levado a cabo por todas as primeiras-damas do continente africano e do mundo, com a meta de erradicar o HIV e SIDA em África até 2030.