CNCS, MISAU, PEPFAR e Sociedade Civil juntos no retiro sobre expectativas para COP 19

DSC_0955

Trata-se de um evento que juntou na mesma sala, entre os dias 23 a 25 de Janeiro deste ano, os representantes do PEPFAR, CNCS, MISAU, representantes de instituições públicas, parceiros clínicos e comunitários, corpo diplomático acreditado no país, sociedade civil e outros actores da Resposta Nacional.
Na verdade, este retiro de consulta das partes interessadas no COP 19, que teve lugar na capital do país, visava essencialmente, esclarecer as expectativas para o COP 19, incluindo orientações, metas e cronograma de planificação (esclarecimento de onde e como podemos e não podemos gastar o dinheiro).
O evento de três dias começou por fazer uma recapitulação do encontro anual dos parceiros do CNCS, MISAU e PEPFAR, havido em Dezembro do ano passado, na cidade de Maputo, para de seguida se actualizar os presentes sobre processo do COP e sua orientação.
Ainda durante o encontro, foram criadas equipas técnicas para discussões sobre prioridades programáticas, a saber: Prevenção, Cuidados e Tratamento, Sistemas de Saúde, Sistemas de Informação de Saúde, Comunidade Saúde Maternal Infantil e Metas.
De referir que no âmbito do COP 19, estão a decorrer em Maputo, encontros de diferentes grupos técnicos, sobre discussões ligadas as principais intervenções.