Técnicos do CNCS formados em Maputo no âmbito do “FARA”

CSC_0784Maputo, Maio de 2019 – Iniciou esta segunda-feira, na cidade de Maputo, a formação de formadores do Conselho Nacional de Combate ao SIDA a nível central e provincial no âmbito do projecto de fortalecimento dos sistemas de resposta ao HIV e SIDA em Moçambique. O projecto é financiado pela Agência Americana para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e está orçado em 500 mil dólares.

Na verdade, as principais áreas de acção do projecto incluem o fortalecimento das capacidades técnicas da equipa do CNCS em matérias de HIV e SIDA, coordenação, planificação, monitoria e avaliação, boa governação, engajamento da sociedade civil, provisão de recursos financeiros para a realização de fóruns anuais de coordenação multissectorial nas províncias e distritos bem como para a realização de visitas de monitoria aos diversos actores.

A iniciativa irá beneficiar 15 Conselhos Distritais de Combate ao SIDA, 5 Conselhos Provinciais de Combate ao SIDA (CPCS),14 pontos focais sectoriais dos ministérios e pelo menos 50 representantes das organizações da sociedade civil ao nível provincial e distrital. Depois de formados estes técnicos têm a missão de fazer a réplica à nível provincial e distrital.

De salientar que as acções previstas no projecto têm o seu enquadramento no Plano Estratégico Nacional de Resposta ao HIV e SIDA (PEN IV 2016-2020).