Capacitados membros dos Conselhos Distritais de Combate ao SIDA de Manica

IMG-20190703-WA0007ytyMaputo, Julho de 2019 – Decorreu entre os dias 01 e 02 de Julho, na cidade de Chimoio, província de Manica, o seminário de capacitação dos membros dos Conselhos Distritais de Combate ao SIDA (CDCS) daquele ponto do país. A formação abrangeu membros do CDCS de Mossurize, Sussundenga e Machaze.

Esta capacitação, que surge à margem do projecto “FARA”, financiado pela Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional (USAID), visava essencialmente, fortalecer as capacidades de coordenação, planificação, monitoria e avaliação dos actores da resposta a nível distrital, no âmbito da multissectorialidade dos programas de HIV e SIDA.

No final da formação, Sua Excelência Senhor Governador da Província de Manica, Manuel Rodrigues Alberto, procedeu a entrega de motorizadas aos governos distritais de Mossurize, Sussundenga e Machaze no âmbito do referido projecto.

Na acasião, o titular da pasta do governo de Manica, recomendou aos Pontos Focais para que possam fazer o bom das motorizadas por forma a contribuirem para respostas positivas na resposta ao HIV e SIDA.

Prosseguindo, disse que os meios, irão  ajudar na coordenação da resposta no que concerne a monitoria que inclui a recolha flexivel e quantitativa de dados para o alcance dos objectivos preconizados.

Refira-se que o  evento contou com a participação de 36 pessoas dentre elas, Directores Distritais de  Educação, Saúde, Administradores, Pontos Focais  e representantes da sociedade civil na qualidade de membros dos Conselhos Distritais à luz do Decreto 59/2017.