CNCS expõe nos Jogos Desportivos Escolares – Manica 2019

Sob Lema “Jogos Escolares Conservando a Natureza” decorre na província central de Manica, o XIV Festival dos Jogos Desportivos Escolares, cuja cerimónia de abertura teve lugar no dia 9 de Agosto corrente, no campo da Soalpo, cidade de Chimoio, sob a direcção de Sua Excelência, Filipe Jacinto Nyusi, Presidente da República  que disse que havia necessidade de se definir estratégias para o desenvolvimento do desporto em Moçambique usando os talentos que surgem nos Jogos Escolares Desportivos como futuros atletas de referência para o país.

O Conselho Provincial de Combate ao SIDA (CPCS) de Manica, brindou os participantes do XIV Festival Nacional dos Jogos Desportivos Escolares, com uma exposição sobre HIV e SIDA, retratada em paíneis com informações detalhadas para um público jovem sobre prevenção, tratamento, mitigação e direitos humanos.

IMG_4630

IMG_4617Na ocasião, Sua Excelência Presidente da República teve a oportunidade de contemplar a exposição que tinha como objectivo promover mensagens sobre direitos sexuais, modos de prevenção do HIV para adolescentes e jovens, acompanhado pelo Secretário Executivo Provincial de Combate ao SIDA de Manica. Sr Aarão Uaquiço

IAC

O CPCS de Manica distribuiu cerca de 3000 exemplares de material de informação educação e comunicação (IEC) durante o evento. De acordo com a organização, o festival conta com mais de mil e quinhentos atletas. Para melhor albergar os participantes, foram disponibilizados 3 centros de acomodação onde as mensagens da exposição foram replicadas, nomeadamente: Instituto Agrário de Chimoio – IAC, Lar Bagamoio, e o Instituto de Formação de Professores- Chibata. Nestes centros, brigadas do CNCS acompanhadas por elementos de organizações da sociedade civil de Manica, realizaram diversas actividades como palestras e distribuição de materiais IEC sobre prevenção de infecção pelo HIV e uso correcto do preservativo.