Notícias

1º de Dezembro: Primeira-dama defende prevenção como melhor caminho para uma geração livre do HIV e SIDA

DSC_0807

O Lar Nova Esperança no Município da Matola, província de Maputo, acolheu a cerimónia provincial do Dia Mundial de Luta Contra a SIDA, num evento dirigido pela Sua Excelência Isaura Ferrão Nyusi, esposa do Presidente do República. Discursando na ocasião, Sua Excelência Primeira-dama destacou a importância da prevenção para uma geração livre da epidemia. “Devemos… Ler mais »

No âmbito do 1º de Dezembro: Isaura Nyusi visita centro de saúde de Ndlavela

Primeira dama 1

Alusivo a semana comemorativa do Dia Mundial de Luta Contra a SIDA, a esposa do Presidente da República de Moçambique, Sua Excelência Isaura Nyusi visitou esta quinta-feira, 29 de Novembro, o centro de saúde de Ndlavela, localizado no município da Matola, província de Maputo. À sua chegada ao centro de saúde de Ndlavela, a esposa do Presidente… Ler mais »

Lançada comemoração das festividades do Dia Mundial de Luta Contra a SIDA

conferencia

Foi lançada no dia 22 de Novembro, no Secretariado Executivo do CNCS, as comemorações alusivas ao 1° de Dezembro, Dia Mundial de Luta Contra a SIDA. Para tal, foi realizada uma conferência de imprensa dirigida pelo Secretário Executivo do CNCS, Francisco Mbofana, que contou igualmente com a presença de parceiros de cooperação, Jornalistas, técnicos do… Ler mais »

Financiamento à Resposta ao HIV e SIDA: Mbofana defende investimentos nos Conselhos Distritais

fina

Maputo, 16 de Novembro – O Secretário Executivo do CNCS, Dr. Francisco Mbofana, reforçou esta quinta-feira em Maputo, a necessidade de se  investir estrategicamente nos Conselhos Distritais para que se possa dar passos importantes rumo ao controlo do HIV e SIDA. Essas accões de investimento, passam por criar capacidades a nível distrital sem deixar de… Ler mais »

Lançada revisão do meio-termo do Plano Estratégico Nacional da Resposta ao HIV e SIDA

lancamento 1

Trata-se de uma revisão que irá permitir por um lado, passar em revista o grau de cumprimento dos planos, verificar os progressos alcançados, identificar as boas práticas no âmbito do HIV e SIDA e tuberculose. E, por outro, olhar para as lacunas, desafios e constrangimentos que ainda impactam negativamente a resposta nacional. Coube ao Vice-ministro… Ler mais »

Historia de sucesso

Branquinho e esposa rompem a automedicação e aderem ao TARV. Betinho Branquinho e Dulce Zeca são um casal jovem que vive no distrito de Inhasunge, na província da Zambézia. Betinho tem 26 anos de idade e Dulce tem 23, o casal tem quatro (4) filhos. A dada altura, Dulce começou a sentir-se doente, tinha diarreias,… Ler mais »

Historia de sucesso

Benefícios em Cascata:uma picada de amor e a retoma ao TARV Fernanda tem apenas 19 anos de idade e já é mãe da pequena Flora. Tal como alguns petizes do seu bairro, Flora tem 5 anos e cresce dentro de uma família pobre, no distrito de Nicoadala, na província da Zambézia. Para sobrevivência, Fernanda e… Ler mais »

Redobrar esforços para uma comunicação adequada

Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, discursando no Dia 1 de Dezembro, Dia Mundial de Luta contra a SIDA, na abertura da Reunião do Conselho Directivo do CNCS, alargada a outros actores da Resposta Nacional. O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi dirigiu a Reunião do Conselho Directivo do CNCS, alargada a outros actores da… Ler mais »